Porto Alegre, segunda, 30 de setembro de 2024
img

Lulanomics, por Gustavo Franco/Brazil Journal

Detalhes Notícia

 

 

A economia é um assunto bem menos óbvio do que parece. Epicuro

Exijo a possibilidade de viver plenamente a contradição da minha época, que pode fazer de um sarcasmo a condição da verdade. Roland Barthes

A economia não esteve entre os temas decisivos da campanha presidencial de 2022. O poderoso Ministério da Economia de Paulo Guedes está decomposto em 6 ministérios diferentes, cujos titulares, no momento da eleição, provavelmente não imaginavam estar nessas posições. Compreensivelmente, não há muita nitidez no pensamento econômico desse coletivo. Mas é preciso considerar seriamente o que dizem, incluindo nesse coro, é claro, o Presidente.

A tarefa de identificar uma teoria nos fragmentos de discurso econômico dispersos pelo noticiário pode perfeitamente ser delegada a um programa de inteligência artificial. A instrução poderia ser nos seguintes termos: defina em 11 axiomas a lógica econômica implícita nas falas das autoridades e simpatizantes influentes do governo.

É o que se faz a seguir: a rigor, nada mais que conectar os pontos (ou as aspas), enunciar suas implicações lógicas e observar o conjunto. Aspas e rodapés foram suprimidos para dar leveza ao texto, na verdade todo ele formado de aspas, como o leitor bem-informado facilmente observará.

Leia mais em Brazil Journal