Porto Alegre, segunda, 30 de setembro de 2024
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Para garantir pedágio baixo em leilões de rodovias, União poderá pagar parte das obras de concessões, por Manoel Ventura/O Globo

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Governo prepara um novo modelo para estimular investimentos privados em estradas, aproveitando maior espaço para investimentos públicos que será consolidado pelo novo arcabouço fiscal. Rodovia Rio-Santos, concedida em 2021, testa pedágios sem cabines, que o governo atual quer estimular parra baixar tarifas Domingos Peixoto/Agência O Globo

 

 

O governo Lula prepara um novo modelo para estimular concessões de rodovias federais, numa tentativa de destravar investimentos privados em infraestrutura no país. O Ministério dos Transportes ganhou do presidente a missão de garantir tarifas mais baixas aos usuários em novas concessões e, por isso, estuda uma série de novidades para os próximos leilões.

Uma das saídas planejadas é injetar recursos públicos nos contratos de concessão, ajudando empresas vencedoras dos leilões a fechar as contas para garantir obras específicas dos projetos, como túneis e infraestruturas com alto risco financeiro associado. O governo também quer estimular inovações, como cobrança eletrônica de pedágio, sem cabines e cancelas.

O plano será apresentado em junho, juntamente com uma carteira de cerca de 20 rodovias do país a serem leiloadas até 2026 — o número exato ainda não está fechado, porque depende de estudos técnicos. Esse pipeline é capaz de levantar R$ 200 bilhões em investimentos, estimou o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, ao GLOBO.

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