Porto Alegre, segunda, 30 de setembro de 2024
img

Governo Lula quer mudar regras para concursos públicos, por Idiana Tomazelli/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Previsão legal para uso de tecnologias e etapas como teste psicotécnico estão entre as propostas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em evento em Brasília; governo quer modernizar regras para concursos públicos - Gabriela Biló - 16.mai.2023/Folhapress

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estuda mudar as regras dos concursos públicos para incorporar instrumentos adicionais de avaliação dos candidatos, como teste psicotécnico, e permitir o uso da tecnologia em algumas fases ou em todo o processo seletivo.

A avaliação do Executivo é que isso pode melhorar o acesso dos candidatos, ampliar a concorrência, dar segurança jurídica e permitir ao governo selecionar com maior efetividade seus funcionários.

A intenção é apoiar a discussão de um projeto de lei já aprovado pela Câmara dos Deputados e que aguarda apreciação do Senado Federal.

O texto do projeto ainda pode sofrer modificações, mas sua versão atual permite avaliar os candidatos por seus conhecimentos, suas habilidades e suas competências. O requisito mínimo de realizar uma prova (escrita, objetiva, dissertativa ou oral) permanece, como já ocorre hoje, mas a comissão responsável pelo concurso poderá exigir outras etapas.

Leia mais na Folha de São Paulo