Porto Alegre, segunda, 30 de setembro de 2024
img

Tacla Duran, Youssef, Cabral: conheça os processos nas mãos de Gabriela Hardt, nova juíza da Lava-Jato, por Bianca Gomes e Nicolas Iory/O Globo

Detalhes Notícia

 

 

Afastado pela Corte Especial Administrativa do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) nesta segunda-feira, o juiz Eduardo Appio tinha em suas mãos importantes processos da Operação Lava-Jato, que agora serão assumidos pela juíza substituta Gabriela Hardt. Um deles apura a existência de uma escuta na cela do ex-doleiro Alberto Youssef. E outros dois envolvem o ex-operador da Odebrecht Rodrigo Tacla Duran, que recentemente fez acusações de extorsão e perseguição contra o ex-juiz e senador Sergio Moro (União-PR) e o deputado federal cassado e ex-procurador Deltan Dallagnol (Podemos-PR).

Appio foi afastado sob suspeita de ter feito um telefonema anônimo com ameaças ao advogado João Eduardo Malucelli, filho do desembargador do TRF-4 Marcello Malucelli, além de ter vazado dados pessoais de João Eduardo. Os episódios ocorreram em abril, no dia seguinte ao TRF-4 ter acatado, com o apoio de Malucelli, a recursos que apontavam erros ou abusos cometidos por Appio na 13ª Vara de Curitiba.

O juiz estava à frente da Lava-Jato desde fevereiro e, apesar do curto período, acumula uma série de polêmicas, como o uso da senha “LUL22” no sistema processual da Justiça.

Leia mais em O Globo