A quinta-feira (25/5) foi inesquecível para sete casais que selaram a união na 21ª edição do Casamento Coletivo. A Galeria de Casamentos do Palácio da Justiça, em Porto Alegre, foi palco da iniciativa voltada a casais sem condições financeiras de arcar com as despesas do casamento civil. O Casamento Coletivo é promovido pelo Memorial do Judiciário do RS, em parceria com a Corregedoria-Geral da Justiça e com o Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais da 1ª Zona da Capital.
Há dois anos, o Coordenador de Serviços Gerais Israel Raul, 40 anos, e a Copeira Rosangela Vieira, 32 anos, se conheceram, quando trabalhavam em uma empresa terceirizada.
O casal já pensava no casamento, porém questões financeiras impediam o aguardado acontecimento. Quando souberam do projeto, não pensaram duas vezes. “Graças a Deus, cumprimos todos os protocolos e chegamos até aqui”, disse Israel.
A emocionante cerimônia contou com a marcha nupcial ao som do piano de Jonas de Oliveira Martins e a voz da soprano Elisa Lopes Araújo. O Diretor do Memorial, Desembargador José Carlos Teixeira Giorgis, deu as boas-vindas aos presentes e fez um breve histórico da iniciativa. ”Vamos celebrar com muita alegria a 21ª edição do Casamento Coletivo. Nesse tempo, mais de 420 casais passaram por esse local”, destacou o magistrado.
Após a abertura realizada pelo Desembargador Giorgis, a cerimônia foi conduzida pelo Juiz de Paz Raul Dias.