Porto Alegre, quinta, 21 de novembro de 2024
img

Economia da Alemanha encolhe 0,3% e entra em recessão; da Deutsche Welle

Detalhes Notícia
PIB alemão apresenta queda em dois trimestres seguidos. Inflação elevada, alavancada sobretudo pelos preços da energia, trava gastos do consumidor. Recuperação na atividade industrial e inverno ameno não foram suficientes para evitar recessão na Alemanha Foto: Martin Schutt/dpa/picture alliance

 

 

A economia da Alemanha encolheu 0,3% no primeiro trimestre de 2023 em comparação com os três meses anteriores, mostraram dados divulgados pelo Departamento Federal de Estatísticas (Destatis) nesta quinta-feira (25/05).

Após uma contração de 0,5% nos últimos três meses de 2022, este foi o segundo trimestre consecutivo de queda do Produto Interno Bruto (PIB) alemão – caracterizando uma “recessão técnica”.

A queda ocorre num momento em que a Alemanha enfrenta uma alta nos preços da energia após a invasão da Ucrânia pela Rússia, que pesou sobre o orçamento de residências e empresas.

Em abril, uma estimativa preliminar do Destatis apontou que o PIB alemão havia estagnado em crescimento zero no primeiro trimestre – indicando que a Alemanha teria escapado por pouco de uma recessão.

Leia mais em Deutsche Welle