A inflação argentina chegou a 108,8% em 12 meses em abril, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec). O governo do país está tentando achar novas formas de lidar com a inflação, que agora tem como símbolo a cédula de dois mil pesos.
Porém, é um pouco difícil de compreender o poder de compra do peso argentino por conta da diferença no câmbio. O E-Investidor, então, decidiu ir atrás de um produto comum no mundo inteiro: o Big Mac.
O Big Mac é o sanduíche mais famoso do planeta e, na teoria, deveria ter valores similares em todos os lugares, considerando que ele é feito com os mesmos ingredientes e pela mesma companhia. Tal teoria levou revista britânica The Economist a criar o Índice Big Mac (Big Mac Index) para ilustrar a paridade de poder de compra entre as diferentes economias do globo.
O índice é divulgado semestralmente e a última edição, feita em julho de 2022, já mostrava a diferença de preço entre o hambúrguer no Brasil e na Argentina.
Leia mais em O Estado de São Paulo