Porto Alegre, terça, 01 de outubro de 2024
img

Chanceler brasileiro estima que acordo UE-Mercosul seja assinado neste ano/Revista Oeste

Detalhes Notícia
Mauro Vieira disse que governo examina pedido de inclusão de novos itens ambientais. Ministro da Relações Exteriores, Mauro Vieira | Foto: Lula Marques/ Agência Brasil.

 

 

O acordo comercial entre Mercosul e União Europeia deve ser assinado até o fim deste ano. A previsão é do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Segundo ele, o governo brasileiro está examinando um documento enviado pelos europeus com novos itens ambientais para o acordo UE-Mercosul, que desequilibrariam as negociações.

“Desejamos um instrumento equilibrado, com ganhos concretos para ambos os lados, tanto em matéria de comércio como de investimentos. Ao mesmo tempo, não aceitamos que o meio ambiente – preocupação legítima e que compartilhamos – seja utilizado como pretexto para exigências despropositadas, para a adoção de medidas de viés protecionista ou, no limite, para retaliações descabidas”, afirmou durante audiência pública na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados na quarta-feira 24.

O chanceler lembrou que o país já se reintegrou à Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), uma organização esquerdista da qual o ex-presidente Jair Bolsonaro retirou o Brasil em 2020, e defendeu a Unasul, dizendo que muitas crises foram resolvidas no âmbito do grupo. Ele citou as promessas de Lula de revalorizar a integração regional.

Leia mais em Revista Oeste