Porto Alegre, terça, 01 de outubro de 2024
img

Bolsonaro causou rombo na Caixa ao tentar vencer Lula nas eleições de 2022, por Vinícius Prates/Estado de Minas

Detalhes Notícia
Ex-presidente Jair Bolsonaro adotou duas medidas provisórias de empréstimo que provocaram um rombo de bilhões à Caixa Econômica Federal. Medidas provisórias de Jair Bolsonaro provocaram rombo milionário na Caixa Econômica Federal (foto: Evaristo Sa/AFP)

 

 

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) usou a Caixa Econômica Federal para tentar derrotar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022 e, com isso, provocou um calote bilionário no banco. Ao criar duas linhas de créditos – uma para a população negativada e outra para os beneficiários do Auxílio Brasil -, Jair Bolsonaro emprestou bilhões à população, mas não garantiu que o dinheiro retornasse ao banco.

Conforme reportagem do UOL, os empréstimos foram criados por meio de medidas provisórias, com aval do então presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

A primeira medida criava uma linha de microcrédito para pessoas negativadas, em março de 2022. O programa chamado SIM Digital emprestou ao todo R$ 3 bilhões, mas pouco do dinheiro foi retornado.

Leia mais em Estado de Minas