Porto Alegre, quarta, 27 de novembro de 2024
img

PF mira aliados de Lira em operação que investiga fraude com kit robótica, por Fabio Serapião e Paulo Saldaña/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Empresa ligada a político próximo do presidente da Câmara é investigada por suspeita de fraude em contratos. Escola Municipal João Lemos Ribeiro, na zona rural de Maravilha, Alagoas, contemplada em um programa de robótica bancado pelo FNDE por meio de emendas do orçamento secreto. Na imagem, um dos kits de robôs - Pedro Ladeira/Folhapress

A Polícia Federal cumpre na manhã desta quinta-feira (1º) mandados de prisão e de busca e apreensão em uma investigação sobre desvios em contratos para a compra de kits de robótica com dinheiro do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

O caso teve origem a partir de reportagem da Folha publicada em abril do ano passado sobre as aquisições em municípios de Alagoas, todas assinadas com uma mesma empresa pertencente a aliados do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

A PF investiga possíveis fraudes que podem ter gerado prejuízo de R$ 8,1 milhões. São cumpridos 26 mandados de busca e dois de prisão temporária.

A investigação começou ainda em 2022 após a revelação da Folha, o pedido de buscas e prisões foi feito pela PF em março de 2023 e as ordens expedidas pela Justiça Federal de Alagoas.

Leia mais na Folha de São Paulo