Porto Alegre, quarta, 02 de outubro de 2024
img

Guatambu: 10 anos da Estância do Vinho, por Nereida Vergara/Correio do Povo

Detalhes Notícia
Empreendimento iniciado em Dom Pedrito há duas décadas, com a implantação de um vinhedo de meio hectare, tem hoje produção média de 80 mil garrafas por ano e reconhecimento internacional da qualidade das bebidas que elabora | Foto: André Ávila / CP Memória

 

 

Jovem, se comparada às vinícolas gaúchas que atuam na produção de bebidas desde o início do século passado, a Vinícola Guatambu, instalada em Dom Pedrito, na região da Campanha do Rio Grande do Sul, é um caso particular de sucesso.

O empreendimento nasceu do sonho de uma moça recém-formada em Agronomia, há 20 anos, que conseguiu convencer o pai, o produtor rural e pecuarista Valter Pötter, a lhe ceder meio hectare de terra para plantar uvas, num local onde tradicionalmente a fruta não ocupava o chão.

Em 2023, Gabriela Pötter, a agrônoma e, posteriormente, enóloga, comemora o sucesso de seu destemido projeto. Também celebra 10 anos de instalação do complexo onde funciona a produção, a loja da marca e o restaurante que recebe eventos do enoturismo, no entroncamento da BR-293, em Dom Pedrito.

Durante a pandemia, a Guatambu, múltiplas vezes premiada por seus vinhos e espumantes, chegou a produzir 140 mil garrafas de bebidas, num aumento de 60% na demanda, que para ser atendida implicou a ampliação do vinhedo próprio para 20 hectares, acrescido de parceria com outras áreas produtoras na região. Neste ano, a produção deve voltar ao padrão da vinícola, de em média 80 mil garrafas.

Leia mais no Correio do Povo