Porto Alegre, quarta, 02 de outubro de 2024
img

Incra reconhece comunidade quilombola de Capivari do Sul/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
São 48,9 hectares identificados e declarados como terras das 37 famílias quilombolas /INCRA/DIVULGAÇÃO/CIDADES

 

 

Uma área de frondosas e centenárias figueiras, às margens da Lagoa Capivari, em Capivari do Sul (RS), foi reconhecida como território quilombola da comunidade Costa da Lagoa. São 48,9 hectares identificados e declarados pelo Incra como terras das 37 famílias quilombolas. A Portaria de Reconhecimento foi publicada na edição desta terça-feira (6) do Diário Oficial da União.

A comunidade foi certificada pela Fundação Cultural Palmares em 2006 e abriu seu processo de regularização no Incra/RS em 2011. Os estudos realizados por equipe técnica do instituto relatam a ocupação ancestral do território – as margens da lagoa serviram de habitação para resistência de famílias negras ao processo de escravização. A chegada das primeiras ancestrais ao local remonta ao século XVIII.

As famílias que hoje integram a comunidade descendem de três ramos: os Conceição, descendentes das irmãs Delfina e Serafina; os Oliveira, do ramo de Luíza de Oliveira, e os Bernardes, a partir do casal Giloca e Vicente. Tradição e memória entrelaçam a comunidade e seu território, marcado pelas águas da Lagoa, em práticas como a pescaria e a lavagem de roupas, os batismos e a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes.

Leia mais no Jornal do Comércio