Porto Alegre, quarta, 02 de outubro de 2024
img

Lira negocia apadrinhado do PP na Saúde, Lula resiste, e Planalto sugere trocas por etapas, por Thiago Resende e Catia Seabra/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Aliados do presidente da Câmara pressionam por ministério robusto e tentam diluir digitais do centrão em possível indicação. Lula e o presidente da Câmara, Arthur Lira - Adriano Machado-11.jan.23/Reuters

 

 

Para tentar avançar nas negociações com o governo, aliados do presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), avaliam propor que o PP possa apadrinhar um ministro da Saúde que seja do setor, em vez de indicar diretamente um parlamentar para o comando da pasta.

O centrão, grupo liderado por Lira, quer que o presidente Lula (PT) abra espaço na Esplanada dos Ministérios para acomodar integrantes de partidos como PP, União Brasil e, ainda que incerto, o Republicanos.

Interlocutores de Lula defendem que as trocas em ministérios sejam feitas separadamente. A ideia é que, com isso, seriam reduzidas as críticas de que o governo federal está atendendo a pleitos do centrão em uma reforma ministerial.

Leia mais na Folha de São Paulo