Porto Alegre, quarta, 02 de outubro de 2024
img

Morre Rosa Cass, pioneira do jornalismo econômico no país, aos 97 anos/O Globo

Detalhes Notícia
Ela trabalhou nas redações de Jornal do Comércio, Tribuna da Imprensa e Folha de S. Paulo. A jornalista Rosa Cass, pioneira no jornalismo de economia, morreu neste 10 de junho de 2023, no Rio de Janeiro. Foto: Reprodução de rede social

 

 

Morreu neste sábado, aos 97 anos, a jornalista Rosa Cass. Ela foi uma das pioneiras no jornalismo econômico brasileiro, tendo trabalhado no Jornal do Commercio, na Tribuna da Imprensa e na Folha de S. Paulo.

Nascida em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, Rosa vem de uma família que chegou ao Brasil fugindo da perseguição aos judeus na Moldávia. Formada em Pedagogia pela Faculdade Nacional de Filosofia, ela cursou parte do curso de Jornalismo na mesma instituição.

Dessa forma, o jornalismo foi uma carreira na qual ingressou já após um período atuando como professora e pedagoga. Ela se especializou na cobertura de finanças e é apontada como uma profissional inspiradora, que ajudou a formar gerações de jornalistas na área de economia, sobretudo nas décadas de 1980 a 2000.

Os colegas se referem a ela como “ídola”, refletindo a admiração pela jornalista de posicionamentos corajosos e que não se deixava intimidar, buscando incansavelmente a notícia.

Leia mais em O Globo