Porto Alegre, quinta, 03 de outubro de 2024
img

RS: Fórum da Granpal mantém debate sobre integração do transporte público metropolitano

Detalhes Notícia
Secretário de Mobilidade de Porto Alegre enfatiza a necessidade de um sistema de transporte integrado para a região.

 

O grupo de secretários de transportes e mobilidade metropolitano manteve o foco na integração do modal para a região metropolitana em reunião do Fórum da Mobilidade da Granpal (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre), realizada nesta terça-feira, 13, que teve como tema central a Integração Metropolitana. Conforme o secretário de Mobilidade de Porto Alegre, Adão de Castro Júnior, a integração visa estabelecer um sistema de transporte integrado entre Porto Alegre e os municípios que fazem fronteira com a capital gaúcha, incluindo Cachoeirinha, Gravataí, Esteio, Canoas, São Leopoldo, Sapucaia e Novo Hamburgo, entre outros. O projeto busca aprimorar a mobilidade na região metropolitana, proporcionando maior fluidez e acessibilidade aos deslocamentos.

Para avançar nesse sentido, o secretário destacou a necessidade de um grupo de trabalho dedicado a elaborar um marco legal e institucional que sustente a integração metropolitana no futuro. A Granpal, responsável pelo processo em parceria com a Metroplan, desempenhará um papel fundamental nesta iniciativa. “A Integração Metropolitana é um tema de extrema importância para a região metropolitana de Porto Alegre. Estamos comprometidos em avançar nesse processo, visando a criação de um sistema de transporte integrado entre Porto Alegre e os municípios vizinhos”, afirmou Adão de Castro Júnior.

A busca por soluções que melhorem a mobilidade urbana e promovam uma maior integração entre os municípios da região metropolitana segue como uma prioridade para a Granpal. “A associação tem como prioridade este tema. As discussões e ações em torno da integração do transporte continuarão sendo conduzidas para garantir um futuro mais eficiente e sustentável para mobilidade pública na região das cidades envolvidas”, comenta Leonardo Pascoal, presidente da Granpal.