Porto Alegre, quinta, 03 de outubro de 2024
img

Prefeitura de Canoas segue mobilizada no atendimento aos estragos causados pelo temporal

Detalhes Notícia
Foto: Escritório de Comunicação - Ecom

 

 

As equipes da Prefeitura de Canoas seguem mobilizadas no atendimento às ocorrências relacionadas ao temporal na cidade. Medidas emergenciais foram adotadas desde a madrugada desta sexta-feira (16), a fim de minimizar os efeitos da forte chuva, que superou a média esperada para todo o mês de junho.

Dentre as ações, ocorreu o auxílio e resgate de duas famílias que ficaram desalojadas, realizado pela Defesa Civil. As 12 pessoas foram abrigadas no Ginásio do La Salle São Paulo. Demais atingidos seguiram para casa de familiares. Foram providenciados alimentação, agasalhos e outros materiais em caráter emergencial.

As secretarias de Meio Ambiente (SMMA), Obras (SMO), Transportes e Mobilidade (SMTM) e Serviços Urbanos (SMSU) e das subprefeituras percorreram os locais atingidos realizando a desobstrução das vias, drenagem da água e retirada de árvores caídas, entre outras ocorrências.

Meio Ambiente
Conforme dados da SMMA, foram 31 ocorrências de árvores caídas, a maior parte já retirada. O trabalho das equipes seguirá neste sábado (17).

Trânsito
De acordo com a SMTM, as equipes de trânsito atuaram em 28 averiguações de alagamentos, 12 bloqueios de vias em função de acúmulo de água e três isolamentos de árvores caídas para não colocar em risco pedestres e motoristas.

Educação
Devido aos transtornos causados pela chuva, a Secretaria Municipal de Educação suspendeu as aulas nas escolas municipais de ensino fundamental. Na educação infantil, houve a recomendação para que os alunos não comparecessem.

Defesa Civil
Em caso de emergência, os canoenses podem acionar a Defesa Civil de Canoas, pelo telefone (51) 99322-5764 ou o Corpo de Bombeiros (193). Em função da alta demanda de contatos, a Defesa Civil está com um número alternativo: (51) 3476-3400. Solicitações de atendimento também podem ser feitas nas subprefeituras.

Doações
Quem puder doar agasalhos, colchões, alimentos, cobertores, materiais de higiene e limpeza, toalhas e roupas, podem levar o material aos seguintes locais neste final de semana:

Defesa Civil (Rua Bandeirantes, 450, Nossa Senhora das Graças), das 8h às 13h (sábado).

Colégio La Salle São Paulo (Rua Lajeado, 1300, Niterói), a partir das 18h (sábado e domingo)

Previsão do tempo
De acordo com o Escritório de Resiliência Climática e Defesa Civil, a projeção é de que o ciclone extratropical se afaste gradativamente da costa do continente. Neste sábado (17), prevalece a umidade e presença de nuvens, com chance de garoa pela manhã. A tarde será de sol e nuvens. Ainda segundo a previsão, o domingo será de sol na cidade.

Acumulados de chuva
Entre o final da manhã de quinta-feira (15) e até o horário das 11 horas dessa sexta-feira-feira (16), em algumas regiões da cidade choveu mais de 180 milímetros. O acumulado de chuva nessas 24 horas superou as projeções meteorológicas previstas e, inevitavelmente, trouxe mais transtornos para a comunidade. Os bairros com os maiores volumes registrados foram o São Luís, com 183.8 mm, seguido do Mathias Velho, com 143 mm. Ainda foram registradas medições expressivas no Rio Branco, com 124.2 mm, e no bairro Estância Velha, com a marca de 122 mm.