Equipes da prefeitura entregaram neste sábado, 17, doações de colchões, cobertores, alimentos e produtos de higiene a pessoas de diversas regiões da cidade atingidas pelo temporal. O grupo, formado por funcionários da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Defesa Civil, Departamento Municipal de Habitação (Demhab) e secretarias municipais de Segurança Pública e Governança Local e Coordenação Política, também deu orientações sobre perda de documentos e encaminhamento para atendimento nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) em serviços socioassistenciais. Desde sexta-feira, 16, foram atendidas 250 pessoas.
Também foram acolhidas 48 pessoas da aldeia indígena Mbya Guarani, no bairro Lami, Zona Sul, que ficaram desabrigadas após a área de terra inundar com o temporal. Elas passaram a noite na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Restinga, e neste sábado voltaram para a sua comunidade em ônibus da Brigada Militar.
O vice-presidente da Fasc, Cristiano Roratto, acompanhou o retorno dos indígenas à aldeia Guarani. Roratto destaca a parceria com a comunidade porto-alegrense, que tem colaborado com as doações. “O dia foi de continuidade nas ações que a prefeitura vem desenvolvendo para minimizar os impactos das chuvas.”