Faleceu na madrugada deste sábado, aos 67 anos, o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Carlos Savaris. Natural de Casca, interior gaúcho, mas morador de Caxias do Sul, era oficial da reserva da Brigada Militar e bacharel em História. Estava em seu nono mandato à frente da entidade e lutava contra um câncer.
Savaris foi patrão do CTG Heróis Farroupilhas e do CTG Campo dos Bugres, ambos de Caxias do Sul, coordenou a 25ª RT em 1996 e 1997; foi vice-presidente de Administração do MTG, em 1999 e 2000 ao lado de Jayr Lima. Presidiu o já extinto Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), de 2007 a 2010; e foi presidente da Confederação Brasileira de Tradição Gaúcha (CBTG), em 2012 e 2013. Escritor, pesquisador e historiador, é autor de vários livros, entre eles “Rio Grande do Sul: história e Identidade” e “Manual de Tradicionalismo Gaúcho”, ambos publicados pelo MTG.
Quando assumiu o MTG, na vice-presidência em 1999, na gestão de Jayr Lima, Savaris organizou uma forma de reunir toda legislação tradicionalista num único livro: a primeira Coletânea de Legislação Tradicionalista, elaborada em 1999. Também foi dele reorganização e funcionamento da Fundação Cultural Gaúcha em 1999, 2000 e 2001, deixando de ser somente uma loja itinerante, para tornar-se o verdadeiro braço dinâmico do MTG. Em 2002, idealizou o livro de Danças Tradicionais, reunindo instrutores e envolvidos há muitos anos com o tema para elaborar uma obra que levasse a assinatura do MTG.
Leia mais no Correio do Povo