Três dias após a Polícia Federal (PF) cumprir três mandados de busca e apreensão nos endereços vinculados ao senador Marcos do Val (Podemos-ES), inclusive o gabinete no Senado, o Podemos emitiu, ontem, uma nota de apoio ao parlamentar. Os mandados foram cumpridos na última quinta-feira.
“O partido acompanha de perto a ação, confiando na segurança jurídica necessária para o esclarecimento dos fatos”, diz o comunicado divulgado pela legenda, que destaca, ainda, do Val como um senador de “notória lisura e retidão em seus atos, sendo reconhecido como um parlamentar combativo em defesa do Brasil”. O partido afirma que se mantém ao lado de Marcos do Val, “inclusive, disponibilizando apoio técnico e jurídico para resolução deste episódio”.
A ação da PF foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, por suposta obstrução, por parte do senador, da investigação dos atos golpistas contra os Três Poderes. Outra motivação teria sido a divulgação de documentos que seriam sigilosos da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no Twitter. A conta de Do Val na rede social foi suspensa ainda na tarde de quinta, durante a operação em Brasília e no Espírito Santo, que recolheu armas, celulares, computadores, documentos e pendrives.Podemos sai em defesa de Marcos Do Val sobre investigação da PF.
Leia mais no Correio Braziliense