Porto Alegre, quinta, 03 de outubro de 2024
img

CPI do 8 de Janeiro: comissão aprova convocação de Gdias, ex-diretor da Abin e coronel envolvido em mensagens golpistas, por Camila Turtelli e Lauriberto Pompeu/O Globo

Detalhes Notícia
Datas dos depoimentos ainda serão agendadas. GDias chora emocionado com homenagem Imagens/ TVBA

Após uma resistência da base do governo sobre convocar Marco Edson Gonçalves Dias, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), na CPI mista do 8 de Janeiro no Congresso, parlamentares governistas cederam a pressão e corroboram para que o general seja ouvido no colegiado. Também foram aprovadas as convocações do coronel Jean Lawand Júnior, que aparece em mensagens com teor golpista, de Saulo Moura da Cunha, que comandava a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no 8 de janeiro, e Renato Martins Carrijo, perito da Polícia Civil do Distrito Federal.

O requerimento de convocação de GDias foi aprovado de forma simbólica na comissão e a data para sua oitiva ainda não foi marcada. Segundo o presidente da comissão, Arthur Maia (União-BA), a aprovação foi firmada em um acordo com a relatora Eliziane Gama (PSD-MA).

Leia mais em O Globo