Porto Alegre, quinta, 03 de outubro de 2024
img

Assembleia Legislativa aprova projeto que reestrutura IPE Saúde/Correio do Povo

Detalhes Notícia
Foram 36 votos a favor e 16 contrários na sessão desta terça-feira. Foram 36 votos a favor e 16 contrários | Foto: Fabiano do Amaral

 

 

Apesar do empenho de servidores públicos e sindicatos, que bloquearam todos os acessos ao prédio da Assembleia Legislativa, os deputados aprovou na noite desta terça-feira o projeto do governo do Estado que reestrutura o IPE Saúde. Após a aprovação do requerimento de preferência do texto original, que derrubou as demais emendas, o projeto foi aprovado por 36 votos a favor e 16 contrários. Confira como votaram os deputados.

A proposta altera alíquotas de contribuição, prevê a cobrança de dependentes, entre outros pontos, e gerou críticas por parte dos servidores e de deputados. No plenário, mesmo com as galerias vazias, parlamentares apresentaram diferentes justificativas para rejeitar o texto original. Entre os argumentos, estava que a elevação da contribuição, por exemplo, afastaria os servidores que recebem menos e que migrariam para o SUS. Ao mesmo tempo, o governo do Estado alegava que sem mudanças o instituto se tornaria insustentável.

Atraso
A sessão plenária estava prevista para as 14h, porém, em função do bloqueio do prédio, foi necessário convocar uma sessão extraordinária, que teve início às 16h. Com os parlamentares impedidos de entrarem na Casa, na parte da manhã foram realizadas as reuniões de líderes e da Mesa Diretora no Memorial Legislativo, a portas fechadas. Os encontros buscaram discutir se haveria condições de votar o projeto.

Leia mais no Correio do Povo