São Gabriel, na Fronteira Oeste, tem um dos últimos redutos dos carreteiros no Rio Grande do Sul. Na localidade de Pau Fincado, a 56 quilômetros da sede do município, as antigas carretas puxadas por bois ainda são utilizadas para transporte de mercadorias e subsistência de pequenos produtores, não apenas para atividades relacionadas a turismo ou folclore.
O valor histórico e cultural desse meio de transporte, um dos mais antigos da humanidade, será destacado nesta sexta-feira (23) na 9ª Carreteada Pedagógica, que será realizada na Escola Municipal de Campo Jerônimo Machado, no Santo Antônio.
A festa terá desfile de carretas típicas, missa crioula, feira de produtos artesanais e agrícolas, culinária campeira, apresentações artísticas e gincana cultural. “Cultuar nossas tradições é valorizar nossa origem como comunidade e nossa história. Se nosso objetivo é avançar como cidade, nunca podemos nos esquecer de onde viemos”, comentou o prefeito Lucas Menezes.
O evento cultural, que reunirá estudantes, professores, familiares, tradicionalistas e comunidade em geral, é aberto ao público. No ano passado, cerca de 300 pessoas participaram das atividades.