A necessidade de integração dos entes federativos para o combate aos furtos de fios e cabos foi tema de uma reunião entre o secretário municipal de Segurança, Alexandre Aragon, e o secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Capelli. O encontro, em Brasília, foi pautado por uma proposta da Prefeitura de Porto Alegre e demais cidades da Associação dos Municípios da Região Metropolitana (Granpal).
“O crime de furto de fios é um fenômeno nacional, e ganhou tração com o aumento do valor do cobre no mercado. Por isso, acreditamos que a estratégia de repressão passa pela união de esforços entre todas as esferas do Poder Público – algo que já acontece no Rio Grande do Sul, mas que ainda pode ser ampliado para o restante do país. A reunião foi fundamental para dar amplitude a essa discussão”, afirma Aragon.
O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, que é presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM), também participou do encontro na capital federal.
Iniciativas – Em Porto Alegre, o combate aos furtos de fios é foco de duas operações permanentes coordenadas pela Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG). A primeira delas, chamada de Sinal Vermelho, reforçou o patrulhamento da Guarda Municipal nas regiões mais afetadas pelo problema. Já a segunda, batizada de Ferros-Velhos, busca a redução dos índices por meio da repressão ao crime de receptação.