Porto Alegre, sexta, 04 de outubro de 2024
img

O que diz a radiografia das empresas exportadoras do Brasil, por Tatiana Prazeres/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Entender a dinâmica das firmas exportadoras é fundamental para estimular participação no comércio exterior. Movimento no Tecon Santos, terminal de contêineres da Santos Brasil - Eduardo Anizelli - 7.out.2021/Folhapress

 

 

Entender a dinâmica das firmas exportadoras é fundamental para que possamos estimular nossa participação no comércio exterior.

Quais são as empresas brasileiras que exportam? Para que países vendem? O que determina a escolha dos mercados a serem explorados? Depois de começarem a exportar, elas conseguem se manter no mercado externo? Para obter respostas a essas e a outras perguntas, o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) realizou uma radiografia inédita sobre as empresas exportadoras brasileiras.

O levantamento identificou que somente 1% das firmas brasileiras vendem para o exterior —ou seja, são apenas cerca de 25 mil firmas as que têm acesso ao mercado externo.

Chamou a atenção o fato de que 61% dessas empresas realizam negócios na América Latina, o que reforça a importância da integração regional. Além das vantagens da proximidade geográfica e cultural, os produtos brasileiros encontram tarifas mais baixas na região, fruto de acordos comerciais.

Leia mais na Folha de São Paulo