Porto Alegre, sábado, 18 de maio de 2024
img

Eduardo Leite encaminha reajuste de 9% no mínimo regional à Assembleia Legislativa, por Diego Nuñez/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Palácio Piratini argumenta que reajuste beneficia 'base da pirâmide social' ANDRESSA PUFAL/JC

 

 

O governador Eduardo Leite (PSDB) encaminhou à Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (26), o projeto de lei 290/2023, que propõe reajuste de 9% no salário mínimo regional do Rio Grande do Sul. O projeto eleva o piso para R$ 1.573,89 e estabelece nova data-base para o mês de maio.

Caso aprovado, o reajuste será concedido a todas as cinco faixas do salário mínimo regional. O Palácio Piratini argumenta que o piso será reajustado acima da inflação do período e recupera a diferença para o salário mínimo nacional.

“A proposta objetiva reajustar o piso salarial regional para o ano de 2023 em 9%, índice este que supera a inflação acumulada em 12 meses até janeiro do corrente ano, cujo INPC ficou em 5,71%. Assim, com o reajuste ora proposto se recompõe parcialmente o piso regional ante os efeitos da inflação e se preserva a competitividade do Estado em relação aos demais entes federados com características socioeconômicas semelhantes ao Rio Grande do Sul”, afirma a justificativa da matéria.

Leia mais no Jornal do Comércio