Porto Alegre, sábado, 27 de julho de 2024
img

“Com tudo dando certo, a Languiru vai levar maispara sair dessa situação”, afirma presidente, por Fernanda Kochhann/Independente

Detalhes Notícia
Na próxima sexta-feira (30) o frigorífico de Poço das Antas deve parar as operações; negociação do supergrupo Passarela está confirmada. presidente da Cooperativa Languiru, Paulo Birck (Foto: Nícolas Horn)

O presidente da Cooperativa Languiru, Paulo Birck, está conduzindo um processo de reorganização dos negócios da empresa. Em entrevista ao Acorda Rio Grande desta quarta-feira (28), ele falou sobre as ações implementadas nos 56 dias de gestão. Birck destacou uma série de medidas visando melhorias na rentabilidade da cooperativa.
Uma das principais ações do plano de reorganização é a descontinuidade da produção de suínos, que tem demandado um grande custo devido ao seu ciclo longo.

Os suínos que estavam em produção nas granjas estão sendo comercializados na fase de aleitamento ou na fase da creche, antes do sistema de engorda. Por conta disso, na próxima sexta-feira (30), o frigorífico de Poço das Antas deverá interromper suas operações, uma vez que não haverá suínos para o abate.

No momento, existem duas propostas de empresas brasileiras para a compra do frigorífico de suínos, sendo que ambas estão em processo de análise. Uma delas inclui aspectos sociais, enquanto a outra tem interesse apenas na aquisição direta dos suínos na plataforma. A avaliação do frigorífico gira em torno de R$ 160 milhões.

Além disso, as medidas de reestruturação visam a negociação de outros segmentos, como postos de gasolina, farmácias, agrocenteres, supermercados e venda de maquinário. Birck ressaltou que foram realizadas diversas reuniões com os governos municipal e estadual, além de agências bancárias, a fim de buscar suporte e parcerias para a implementação das mudanças necessárias.

Leia mais em Independente