A Secretaria Estadual do Esporte e Lazer (SEL), lançou um programa para incentivar a participação esportiva de pessoas com deficiência intelectual: é o Todos no Jogo. Serão disponibilizados R$ 2 milhões, ao todo, para iniciativas sem fins lucrativos que proponham atividades para essa parcela da população que, conforme o censo do IBGE de 2010, ultrapassava 7 mil pessoas. O lançamento do edital ocorreu nesta quarta-feira, no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete), em Porto Alegre.
“O esporte muda a vida né? Ele mudou a minha vida e, hoje, eu sou um dos melhores do mundo”, descreve o medalhista da natação paralímpica no Global Games, na França, em junho, que compete pela Associação Esporte +, Adenilson Duarte. Ele enfatiza a importância de ações em favor de pessoas com deficiência intelectual.
Com 21 anos, ele detalha o que percebe de mudanças a partir do esporte. “A pessoa com deficiência é muito limitada quando está em casa e, quando está no esporte, ela vai fazendo amizades, conhecendo outras pessoas, conhecendo estados, o esporte vai dando mais oportunidade”, avalia o paratleta.
Leia mais no Correio do Povo