Porto Alegre, sexta, 04 de outubro de 2024
img

Delúbio distribui livro no Foro de SP em que tenta reescrever história ao chamar mensalão de ‘farsa’, por Levy Teles/O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Ex-tesoureiro do PT foi condenado por corrupção ativa e também na Lava Jato; evento reúne líderes da esquerda em Brasília

 

 

Um livro sobre o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares foi distribuído para os visitantes do Foro de São Paulo, que começou nesta quinta-feira, 29, em Brasília. A obra Delúbio Soares, Um Réu Sem Crime conta, em menos de 50 páginas, o que autor chama de vitórias. O petista foi alvo do mensalão e da Operação Lava Jato. Na obra, ele tenta reescrever a história ao afirmar que o esquema de corrupção pelo qual foi condenado tratou-se de uma “farsa”.

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou o ex-tesoureiro do PT por corrupção ativa, em 2012. Em 2016, a Corte concedeu o perdão da pena em razão de um indulto natalino editado no fim do ano anterior pela presidente cassada Dilma Rousseff (PT). Em maio deste ano, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) anulou uma condenação na Lava Jato.

O ministro Ribeiro Dantas, do STJ, concluiu que a 13.ª Vara Federal de Curitiba não tinha competência para julgar as acusações contra Delúbio e mandou o caso para a Justiça Eleitoral. A força-tarefa da Lava Jato acusou o ex-tesoureiro do PT de orientar o empresário Natalino Bertin, dono do frigorífico Bertin, a lavar R$ 12 milhões obtidos pelo pecuarista José Carlos Bumlai junto ao banco Schahin em 2004.

Leia mais em O Estado de São Paulo