Porto Alegre, sexta, 04 de outubro de 2024
img

Looking Glass, a primeira 'discoteque' de Porto Alegre; por Marcello Campos/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Encravada na divisa do Menino Deus com a Praia de Belas, boate Looking Glass abriu "oficialmente" a onda da discomusic no roteiro noturno de Porto Alegre. ACERVO PESSOAL ROBERTO GRILLO/REPRODUÇÃO/JC

A saga do divertimento noturno em Porto Alegre pode ser comparada a um quebra-cabeças no qual há peças que se encaixam de barbada, enquanto outras dependem do empenho em localizar pessoas, imagens e documentos. No caso da Looking Glass (1978-1979), primeira boate da cidade a entrar de cabeça – e pernas – no embalo do gênero ‘discoteque’, o fato de seus fundadores já terem ‘subido para a sobreloja’ impõe uma lacuna – que não impede o resgate dessa curta, porém impactante trajetória. Afinal, há a generosidade de testemunhas e protagonistas a compartilhar relatos e acervos capazes de recompor os fragmentos.

Um desses guardiões é o técnico em eletrônica e DJ Dario Hernandez, 58 anos. Emoldurado por dezenas de aparelhos em sua oficina de consertos no bairro Glória, ele preserva não só dois equipamentos sonoros dos primórdios da danceteria. Também são dele dicas precisas sobre o ciclo do empreendimento montado na primeira quadra de um dos trechos onde o bairro Menino Deus se abraça à Praia de Belas. Um personagem cuja amizade e trabalhos com um dos proprietários (além de uma memória fantástica) o credenciam, assim como o DJ Claudinho Pereira, 76 anos, de vínculos que extrapolam o fato de ter tocado na casa apenas na primeira noite.

Leia mais em Jornal do Comércio