Porto Alegre, sexta, 04 de outubro de 2024
img

Lula protagoniza Foro de São Paulo, diz se orgulhar de rótulo de comunista e elogia ditadores, por Levy Teles/O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Presidente participou de abertura de evento de partidos de esquerda, em Brasília; petista diz que é melhor ter no poder esquerda errando do que direita.A presidente do PT, Gleisi Hoffmann e a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos fizeram parte da mesa do Foro de São Paulo com Lula Foto: Wilton Junior/Estadão

Estrela do primeiro dia do 26.º Foro de São de Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) elogiou os ditadores Fidel Castro e Hugo Chávez, disse “se orgulhar” do rótulo de comunista e afirmou que é preciso manter as críticas aos partidos de esquerda reservadamente, “entre amigos”.

“Precisamos tentar discutir os nossos erros para que a gente possa corrigi-los. Entre amigos a gente conversa pessoalmente. A gente não faz críticas públicas porque as críticas interessam à extrema direita”, disse o presidente no discurso de abertura do evento. O foro reúne os principais partidos de esquerda da América Latina e será realizado em Brasília desta quinta-feira, 29, até domingo, 2.

Segundo o petista, essa estratégia foi ensinada por Fidel, que foi ditador em Cuba. “É por isso que aprendi ao longo da minha vida a respeitar o companheiro Fidel Castro. Em toda relação que tive ele nunca deixou de fazer a crítica pessoalmente e não deixou de elogiar publicamente”, afirmou.

O presidente sustentou que é melhor criticar a esquerda no poder do que ceder espaço político aos adversários da direita. “É melhor ter um companheiro nosso fazendo equívocos que a gente possa criticar do que alguém de direita que não permite a gente nem sequer ter espaço para fazer críticas”, afirmou.

Leia mais em O Estado de São Paulo