Porto Alegre, sexta, 04 de outubro de 2024
img

Canoas: Educação inicia aplicação do Canoas Avalia nas 44 escolas de ensino fundamental

Detalhes Notícia
Avaliação auxilia no diagnóstico e acompanhamento da aprendizagem dos alunos

 

 

Iniciou nesta semana a aplicação do Canoas Avalia nos anos iniciais e finais do ensino fundamental nas 44 EMEFs de Canoas. O objetivo da avaliação é planejar, elaborar e organizar a aplicação de avaliações de língua portuguesa e matemática, auxiliando no diagnóstico e acompanhamento da aprendizagem dos estudantes.

A aplicação nas escolas se dá a partir de links enviados para as equipes diretivas. Os estudantes acessam pelos chromebooks e realizam as provas. Os professores auxiliam no login, mas não interferem na realização da atividade. Após, a equipe da Unidade de Avaliação compila os dados e os apresenta para a Secretaria Municipal de Educação (SME).

As informações são disponibilizadas em uma pasta por escola, e os gestores participam de uma reunião de apresentação dos resultados e da criação do Plano de Ação da Aprendizagem. O Canoas Avalia conta com três avaliações. A diagnóstica, realizada no início do ano letivo; a de acompanhamento, que ocorre até o dia 14 de julho, e a final, que será entre 6 e 27 de novembro de 2023.

O Canoas Avalia é um método avaliativo que compõe o Sistema de Avaliação Municipal de Canoas (SAEM), instituído através do Decreto nº 832, de 11 de agosto de 2009.

Objetivos específicos:

– Planejar anualmente as ações do Canoas Avalia;
– Elaborar, em conjunto com os professores da rede municipal, as avaliações de língua portuguesa e matemática;
– Organizar, em conjunto com as equipes diretivas, a aplicação das avaliações nos meses de agosto e novembro;
– Sistematizar os dados obtidos nas avaliações e apresentar às equipes diretivas, auxiliando na elaboração do Plano de Ação da Aprendizagem nas escolas;
– Apresentar os dados para a Secretaria de Educação e elaborar estratégias de qualificação do desempenho escolar dos estudantes da rede municipal;
– Auxiliar no processo de permanência dos estudantes nas escolas através do diagnóstico e acompanhamento das aprendizagens;
– Trabalhar em prol do aumento dos índices do SAEB e do IDEB;
– Desenvolver uma parceria com a Escola de Formação de Professores de Canoas, informando os dados e auxiliando em formações específicas.