Porto Alegre, quinta, 21 de novembro de 2024
img

Nasa festeja: astronautas bebem quase 100% da própria urina, da Deutsche Welle

Detalhes Notícia
Transformação de 98% dos líquidos residuais em água potável é marco importante rumo a futuras missões espaciais tripuladas em áreas afastadas da Terra, onde não é possível o reabastecimento. A astronauta Kayla Barron com um filtro do BPA, equipamento que maximizou a reciclagem de líquidos residuais da ISS Foto: NASA

 

 

A bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), os astronautas conseguiram atingir a espantosa taxa de recuperação de água de 98%, o que representa um importante avanço na busca de atender às necessidades básicas dos membros da tripulação em missões espaciais para áreas além da órbita terrestre, especialmente quando não é possível haver missões de reabastecimento a partir da Terra.

O método usado para alcançar esse avanço pode ser chocante para alguns: um avanço foi alcançado na reciclagem de urina, respiração e suor dos astronautas.

Conforme informa o portal Space.com, no caso da ISS, cada tripulante necessita de cerca de meio litro de água por dia para beber, preparar alimentos e para usos higiênicos como escovar os dentes. O objetivo ideal em termos de água tem sido a recuperação de 98% da água inicial que as tripulações levam ao espaço no início de missões mais longas.

Leia mais em Deutsche Welle