Porto Alegre, quinta, 21 de novembro de 2024
img

Canoas usa tornozeleiras eletrônicas para monitorar agressores/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Cidade é a primeira do RS a utilizar os equipamentos para quem tem registro de violência doméstica /PREFEITURA DE CANOAS/DIVULGAÇÃO/CIDADES

 

 

O projeto Monitoramento do Agressor teve início no município de Canoas no mês de junho. A partir da iniciativa, foram instaladas as primeiras tornozeleiras eletrônicas em agressores que cometeram violência doméstica, após decisão judicial. O objetivo é oferecer maior proteção às vítimas de violência doméstica e familiar. A cidade é a primeira do Rio Grande do Sul a realizar o monitoramento sobre esse delito.

As tornozeleiras são colocadas pela Polícia Civil e Brigada Militar, e a decisão judicial ocorre em virtude dos agressores descumprirem medidas protetivas de segurança. O projeto é uma iniciativa do governo do Estado, em parceria com a rede de enfrentamento à violência contra as mulheres de Canoas.

De acordo com a delegada da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Canoas, Priscila Salgado, a iniciativa é mais uma ferramenta na prevenção ao feminicídio. “É uma forma de monitorar o agressor e verificar se ele está próximo ou não da vítima, e para que se tenha o tempo suficiente para que as forças de segurança possam intervir, caso ele esteja se aproximando”, destaca a delegada.

Leia mais no Jornal do Comércio