Porto Alegre, sábado, 05 de outubro de 2024
img

Aumento alarmante do antissemitismo no Brasil exige ação imediata

Detalhes Notícia
Marcio Chachamovich, representante da entidade, explica as principais maneiras de lutar contra a cultura do ódio. Marcio Chachamovich, representante da entidade, explica as principais maneiras de lutar contra a cultura do ódio.

 

 

 

Nos últimos três anos, o Brasil vem apresentando um crescimento significativo nos casos de antissemitismo e neonazismo, segundo o relatório de Eventos Antissemitas e Correlatos no Brasil, de 2022, foram contabilizados 169 casos, sendo 55 de antissemitismo e 114 de neonazismo.

O presidente da FIRS (Federação Israelita do Rio Grande do Sul), Marcio Chachamovich, reforçou a sua preocupação diante deste cenário e enfatizou a necessidade de ações para combater essa forma de discriminação. Em suas palavras, ele afirmou: “O crescente antissemitismo e neonazismo é um sintoma alarmante de uma sociedade que ainda enfrenta desafios persistentes em relação à intolerância e ao preconceito. Devemos agir com determinação para combater essa forma de discriminação, garantindo a segurança e o respeito”, diz Chachamovich.

Segundo o presidente, para o combater o crescimento do antissemitismo é necessário medidas como: educação e conscientização por meio de programas educacionais que promovem a tolerância nas escolas, estabelecimento de diálogos e parcerias com líderes de diferentes comunidades religiosas, criação de mecanismos de monitoramento e denúncia do antissemitismo e a colaboração com as autoridades competentes, como as forças de segurança e o poder judiciário, para garantir a aplicação adequada da legislação vigente contra atos de ódio e discriminação.