Porto Alegre, quarta, 27 de novembro de 2024
img

RS Moda acontece nos dias 11 e 12 de julho no Centro de Eventos FIERGS

Detalhes Notícia
Maior evento de moda do Rio Grande do Sul reunirá 40 expositores, palestras de nomes como Dudu Bertholini(foto), Glória Kalil e Ronaldo Fraga, desfiles e geração de negócios .

Na próxima terça (11) e quarta-feira (12), das 10h às 19h, ocorre o RS Moda, organizado pelo Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado do Rio Grande do Sul (SIVERGS) e pelo Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (CIERGS). O RS Moda tem como marca a moda independente, criativa e autoral com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do setor, por meio da produção sustentável, inovação e novas técnicas e tecnologias. Serão dois dias de conexões, workshops, palestras com nomes relevantes do segmento, desfiles e muita geração de negócios. O evento ocorre de forma paralela ao Inspiramais, salão do setor calçadista que apresenta inovações em design e tendências. A iniciativa retorna para a casa da indústria e será realizada no Pavilhão do Centro de Eventos FIERGS. A abertura oficial do evento ocorre às 10h, do dia 11.

A expectativa é receber um público de 10 mil pessoas – incluindo profissionais da cadeia têxtil e vestuário, estudantes e lojistas de diversas regiões do Estado, por meio de missões empresariais organizadas em parceria com Associações Comerciais e Industriais, e Câmaras de Dirigentes Lojistas. As inscrições gratuitas para esses profissionais podem ser feitas pelo link: www.rsmodaevento.com.br . “A edição 2023 do RS Moda será abrangente e reunirá a cadeia da moda como um todo, desde as indústrias até o varejo, passando pelas universidades. Missões empresariais de diferentes regiões do Estado estarão por aqui para fechar negócios com os expositores”, informa o gerente do Centro de Eventos FIERGS, Kurt Ziegler.

Expositores

Pelos 5 mil metros destinados ao evento, os visitantes poderão conhecer as novidades e as tendências de 40 expositores para a Primavera 2023 e Verão 2024, dos segmentos de moda praia, feminina, couro, confecção, moldes, estamparias, bolsas, têxtil, acessórios, óculos, joias e bijuterias, e muito mais. Os expositores do RS Moda estarão prontos para atender as demandas de MEIs, micros, pequenas, médias e grandes empresas do varejo.

“Nosso Estado tem bastante relevância no mundo da moda, não apenas na parte criativa, mas também na indústria e em nomes fortes do mercado, que surgiram no Rio Grande do Sul. O RS Moda vem resgatar essa relevância dentro do calendário de moda, de forma a se consolidar como a principal feira de moda do Conesul”, ressalta o presidente do SIVERGS, Silvio Colombo.

Entre os expositores, estará a estamparia A. Mascarello, de Porto Alegre. A empresa faz desde a criação da estampa até o corte, um serviço completo em termos de matéria-prima estampada. Outra possibilidade é o cliente levar sua arte e a empresa se responsabiliza por replicar no tecido as criações. A diretora Amanda Mascarello Teixeira ressalta que, nesta edição do RS Moda, apostará em divulgar o produto de corte a laser e dublagem. “Nosso objetivo é prospectar clientes, aumentar nossa penetração no Estado e até no País, aproveitando os visitantes do RS Moda e da Inspiramais, e promover networking. Queremos mostrar de que forma podemos facilitar a produção e criação dos clientes”, detalha.

Moldes, itens que são a base para qualquer projeto em moda, também estarão representados no RS Moda. A E.moold, de Porto Alegre, trabalha com modelagem digital, pilotagem, ficha técnica, digitalização, gradação, corte e confecção, além da venda de moldes prontos – testados e aprovados pela equipe da E.moold. Com pouco mais de dois anos de atividades, a empresa já ajudou mais de 80 empreendedores a tornarem reais seus projetos de marcas de moda slow Fashion, no Brasil e no exterior. Uma importante bandeira da E.moold é a valorização dos que atuam por trás das produções, como costureiras, modelistas e cortadoras. Para isso, lançou uma iniciativa: uma tag que acompanha a peça, assinada pelos profissionais responsáveis pela fabricação. “Espero que ajude a fomentar uma cultura de consumo mais consciente e sustentável em todo o país”, projeta a criadora da empresa, a designer com expertise em modelagem Claudia Goulart.

A Rool Têxtil, de Sombrio (SC), vem ao Rio Grande do Sul apresentar seu serviço de importação própria de tecidos e produção nacional exclusiva de malhas para confeccionistas e lojas de tecido – principal público da empresa. O carro-chefe dos produtos é o Couro Winter (peluciado) e a malha térmica, ambos com importante participação no faturamento. O principal mercado é Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “Nosso objetivo no RS Moda é ampliar a carteira de clientes, conhecer futuros parceiros e fechar alguns negócios durante o evento”, planeja o sócio-administrador, Leandro Rodrigues de Oliveira.

Pelo setor de joias e acessórios, uma das representantes é a Maxi Acessórios, que tem a proposta de oferecer peças com design exclusivo e sofisticado, folheadas a ouro 18k, ródio, prata 925 e aço, com atuação no varejo e atacado há 30 anos. Hoje, a empresa conta com 27 distribuidores licenciados espalhados por 15 Estados do País, além de duas distribuidoras internacionais, em Lisboa e Miami, e apresentará suas novidades para os lojistas que visitarem o RS Moda.

A marca argentina de bolsas de couro legítimo Geor Cornejo Handbags é uma novidade internacional desta edição. Segundo a criadora da marca Georgina Cornejo, o RS Moda é considerado uma oportunidade de chegar ao Brasil por meio do Rio Grande do Sul. Isso porque o principal mercado da empresa é o Mercosul, mas ainda não tem negócios no Brasil. A Geor Cornejo conta com uma fábrica na cidade argentina de Capilla Del Señor, Província de Buenos Aires.

A lista de expositores que reforçam a importância do RS Moda para o setor no Estado inclui ainda: Declari, Divino Efeito, ESPM, Feevale, IFRS, Julianna Fraccaro, Lavintec, Mareblu, Peregrino, Roma, Senai, Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região (Sindvest), Tuttipelle, UCS, Uniritter, Unisenac, Vira Arte, Yang, Zypper, Qualitá Joias, Zortéa Joias, Sindijóias, Ana Rosa, Missblue, Feive, Le Sun Beach, Janine Passinni, Toutch au Feminin, Rocka, Limite Urbano, Magazordi, V. Manssan, Maria Flor Leather, Maxitex, Fitemavest e Meta Marcas.