Porto Alegre, domingo, 06 de outubro de 2024
img

Câmara de Vereadores discute problemas do Instituto de Cardiologia, por Felipe Samuel/Correio do Povo

Detalhes Notícia
Usuários relatam falta de equipamentos e de atendimento médico. Câmara de Vereadores realizou reunião com representantes do Cardiologia e da Secretaria Estadual da Saúde (SES) | Foto: Cleiton Pereira/ Divulgação/ CP

 

 

Referência de atendimento em Porto Alegre, o Instituto de Cardiologia (IC) enfrenta dificuldades financeiras. Devido às reclamações de usuários, que alegam falta de atendimento médico e de equipamentos, a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) e a Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) da Câmara de Vereadores realizou nesta terça-feira reunião com representantes do Cardiologia e da Secretaria Estadual da Saúde (SES) para discutir alternativas para o hospital.

Transplantado há 12 anos, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comdepa), Nélson Khalil, afirma que o hospital passa por sérios problemas de gestão. “Há falta de marca-passo. Tivemos casos de pessoas que não fizeram cirurgia para colocar marca-passo, mesmo com ação judicial, porque o hospital não tinha dinheiro para comprar marca-passo. Isso nunca aconteceu antes”, afirma. “Fui marcar consulta psiquiátrica e marcaram para daqui oito meses, ou seja, só no ano que vem”, completa.

Proponente da reunião e integrante da Cedecondh, o vereador Alvoni Medina (Republicanos) explica que muitos transplantados procuraram ajuda em seu gabinete por conta da situação do hospital. Conforme Medina, os usuários relatam falta de atendimento médico e de equipamentos. “Várias pessoas estão nos procurando preocupadas porque chegam lá e não tem equipamentos. É uma situação de risco de vida para as pessoas. Elas não podem ficar esperando que comprem equipamentos”, observa.

Leia mais no Correio do Povo