Porto Alegre, domingo, 06 de outubro de 2024
img

Venda de veículos leves no RS cresce mais do que a média nacional no 1° semestre, por Nícolas Pasinato/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Em junho, foram comercializados, no RS, um volume 4,09% maior de carros leves sobre maio LUIZA PRADO/JC

 

 

Nos primeiros seis meses do ano, o Rio Grande do Sul apresentou um crescimento proporcional na venda de veículos leves maior do que a média brasileira. De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o volume de emplacamentos de janeiro a junho deste ano foi 20,48% maior na comparação com o mesmo período do ano passado. No Brasil, por sua vez, o acréscimo de janeiro a junho é de 9,76%% sobre o primeiro semestre de 2022.

A performance destacada do Estado no acumulado do ano está relacionada à medida provisória do governo federal, publicada no dia 6 de junho, que criou faixas de descontos para carros populares. Na sexta-feira passada, o governo encerrou o programa de incentivo à compra de veículos com a liberação de todos os recursos disponíveis para carros leves.

“No RS, não temos uma incidência muito grande de pessoas jurídicas como em outros estados. Como o decreto do governo foi direcionado, nos primeiros 30 dias, exclusivamente para pessoas físicas, o aumento proporcional de vendas aqui foi maior do que em estados onde o licenciamento para pessoas jurídicas têm um peso maior”, explica o diretor-regional da Fenabrave e presidente do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado do Rio Grande do Sul (Sincodiv-RS), Paulo Siqueira.

Leia mais no Jornal do Comércio