Porto Alegre, domingo, 06 de outubro de 2024
img

Escritor e publicitário Luiz Coronel celebra 85 anos com 85 livros publicados; por Márcio Pinheiro/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Com dezenas de livros publicados e contribuição significativa na música e publicidade, poeta segue cheio de projetos aos 85 anos. Foto: Evandro Oliveira/JC
Estou saindo de um show no Theatro São Pedro e o poeta Luiz Coronel me aborda e diz: “Quero te dar um abraço e pedir para ser tema de uma das tuas reportagens para o Jornal do Comércio”. Refeito do impacto de tão surpreendente (e talvez inescapável) pedido, prometi a ele que pensaria no tema e que dividiria a decisão com meus editores no jornal.
A solicitação de Luiz Coronel carregava em si, num único pedido, duas vaidades. A do poeta, que se acha merecedor de um texto no jornal; e a do jornalista – que encontra não apenas um leitor que admira seu trabalho, como alguém que se oferece para ser tema de uma reportagem.
Pouco mais de um mês depois dessa conversa, a entrevista se confirmou. Nada mais natural, então, que novamente a imodéstia estivesse em pauta, ainda mais pelo fato de o entrevistado ser também publicitário, outra atividade que, segundo ele, em alguns casos se caracteriza pela vaidade.
“Nasci humilde, tornei-me vaidoso e hoje acredito que novamente seja uma pessoa humilde”, confessa Coronel, na conversa que tivemos numa quente tarde de inverno do início de julho.