Porto Alegre, domingo, 06 de outubro de 2024
img

Alexandre Silveira: “Sem extremismo no debate, o equilíbrio é possível”, por Daniel Pereira/Veja

Detalhes Notícia
Ministro de Minas e Energia fala em conciliar desenvolvimento e meio ambiente e defende o controle estatal das empresas do setor de energia e petróleo. Foto: Alexandre Silveira (Camila Borges/.)

Alexandre Silveira fala com entusiasmo de temas como energia limpa e renovável, transição energética e descarbonização. Ele reconhece que uma das principais prioridades do governo Lula é a preservação do meio ambiente, mas ressalta que essa pauta tem de ser conciliada com o desenvolvimento econômico e a redução da desigualdade, que ainda demandariam, em alguns casos, medidas contestadas por ambientalistas, como a possibilidade de exploração de petróleo na foz do Rio Amazonas.

O caso colocou em lados opostos Silveira e a ministra Marina Silva, a quem ele elogia diretamente, sem deixar de destacar, no entanto, que políticas públicas não devem ser debatidas com base em tabus ou dogmas ideológicos. Exdeputado e ex-senador, filiado ao PSD, o ministro costuma dizer que seu prestígio com Lula decorre do fato de ele dizer o que pensa, e não o que o chefe quer ouvir. Não parece ser uma tarefa difícil. Como o presidente da República, Silveira defende uma presença forte do Estado em setores estratégicos, a tentativa de revisão de pontos da privatização da Eletrobras e a distribuição de cargos, para garantir a formação de uma base aliada no Congresso. A seguir, os principais trechos da entrevista, na qual o ministro afirma que Lula chegará em situação confortável para disputar a reeleição.

Leia mais em Veja