A rodada de Assembleias Regionais e Temáticas do Orçamento Participativo (OP) inicia na segunda-feira, 17. O calendário inclui 23 reuniões, 17 representando as regionais e seis temáticas. Todas as plenárias terão transmissão ao vivo pelo canal da prefeitura no YouTube.
As seis plenárias temáticas e a Região Centro ocorrem na Câmara Municipal, na avenida Loureiro da Silva, 255, Centro Histórico. As demais, nas regiões correspondentes.
As assembleias do OP são realizadas há 34 anos. No processo, a população decide, de forma direta, a aplicação dos recursos em obras e serviços que serão executados pela administração municipal.
Durante as assembleias do ano passado, o prefeito Sebastião Melo determinou que um extenso calendário fosse cumprido para que as reivindicações dos participantes sejam verificadas e atendidas. Foram realizadas, então, vistorias e reuniões nas regiões do OP. A região Eixo-Baltazar será a última das 17 regiões a ter vistoria na sexta-feira, 14.
Monitoramento – As demandas tratadas nas reuniões e vistorias estão sendo monitoradas – do encaminhamento até a sua resolução – pela Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV), responsável pela articulação com o OP e pela gestão das subprefeituras. Durante a rodada de assembleias desse ano, a prefeitura apresentará os desdobramentos.
Assembleias Regionais e Temáticas – Nas 23 plenárias, a população elege as prioridades para o município, seus conselheiros e define o número de delegados da cidade para os seus respectivos fóruns regionais e grupos de discussões temáticas. A SMGOV é a responsável pela realização das assembleias do OP.
Veja aqui o calendário completo das assembleias regionais e temáticas do Orçamento Participativo 2023.