Porto Alegre, domingo, 06 de outubro de 2024
img

RS: Sala Itinerante do Empreendedor vai levar serviços para os bairros mais populosos da Capital. Iniciativa inédita do Sebrae RS em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre será lançada no dia 29/7, no Feirão Digital da Restinga

Detalhes Notícia
Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre, Júlia Evangelista Tavares, a novidade traz muitos ganhos para a cidade.Fotos: Pedro Piegas/PMPA

Vai ficar mais fácil acessar os serviços da Sala do Empreendedor de Porto Alegre, principalmente para quem mora e empreende nas regiões mais afastadas do Centro. Em parceria com a Prefeitura Municipal, o Sebrae RS lança a Sala Itinerante do Empreendedor, com o objetivo de descentralizar os atendimentos, levando apoio, informação e capacitação para quem já é empreendedor e, também, para futuros empreendedores dos bairros mais populosos da Capital.

A primeira ação, que servirá como um projeto-piloto, acontece no próximo dia 29 de julho, a partir das 9h, no Feirão Digital da Restinga, que será realizado no Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Restinga. Entre os dias 31 de julho e 5 de agosto, os atendimentos seguem em um espaço que será montado junto ao Super Kan Supermercados (Avenida Edgar Pires de Castro, 1545 – Hípica).  A Sala Itinerante vai percorrer também outros bairros, ainda a serem definidos.

O coordenador estadual da Redesim do Sebrae RS, Márcio Benedusi, explica que a Sala Itinerante do Empreendedor é uma oportunidade para formalizar e qualificar negócios, especialmente para aqueles empreendedores que têm dificuldades de agenda e de deslocamento até o Centro. “Muitos estão na informalidade também por medo da fiscalização. E esta é uma chance para legalizarem as suas empresas, além de ter acesso a orientação, cursos e capacitações para potencializar resultados”, destaca Benedusi.

A gestora de Projetos do Sebrae RS Regional Metropolitana, Tangriane Forest Santos, reforça que esta é uma iniciativa inédita no Estado, com potencial de ser muito expressiva, especialmente para os MEIs. “Com a Sala Itinerante, esses empreendedores passarão a ter acesso mais facilitado para registro e regularização dos seus empreendimentos”, completa.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre, Júlia Evangelista Tavares, a novidade traz muitos ganhos para a cidade. “Nosso objetivo é facilitar a vida do empreendedor, e a Sala do Empreendedor é o mecanismo que nos aproxima do cidadão. A transformação social acontece por meio do desenvolvimento econômico da cidade e é para isto que trabalhamos diariamente”, ressalta.

Entre os serviços oferecidos pela Sala Itinerante do Empreendedor estão atendimentos básicos como formalização de MEI, baixa de empresas e emissão de DAS. Após o Feirão, o atendimento aos empreendedores dos bairros seguirá sendo realizado nas Subprefeituras.