Porto Alegre, domingo, 06 de outubro de 2024
img

Zanchin reitera educação como prioridade na abertura do quinto seminário em Santa Cruz do Sul/Correio do Povo

Detalhes Notícia
Zanchin reitera educação como prioridade na abertura do quinto seminário em Santa Cruz do Sul Articulação do Legislativo e da sociedade resultará em propostas para o Marco Legal da Educação do RS, balizando propósitos e metas para alavancar os índices da área com repercussão no desenvolvimento do Estado | Foto: Guilherme Almeida

 

 

 

O quinto encontro do Movimento pela Educação, promovido pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), teve como objetivo discutir alternativas para melhorar o ensino gaúcho. O evento, realizado em Santa Cruz do Sul, reuniu especialistas da área, lideranças políticas e da sociedade da região dos Vales. Os principais temas discutidos na oportunidade foram a valorização dos professores e como aumentar atratividade de docentes, já que o Estado enfrenta dificuldade para formar novos profissionais. Além de como ampliar o ensino integral e profissionalizante no Estado e a necessidade das instituições escolares se adaptarem aos novos tempos.

O presidente da ALRS, deputado Vilmar Zanchin (MDB), destacou que são encaminhadas para o governo do Estado as sínteses de todos os temas que são debatidos nas diferentes regiões do Estado que já receberam o evento. “Nos encontros anteriores identificamos o desejo das comunidades de que se amplie o número das escolas com o ensino em tempo integral e uma atenção maior ao ensino profissionalizante”, ressaltou .

Zanchin observou que estatísticas mostram que 18% dos jovens com idades entre 18 e 24 anos chegam a uma universidade no Brasil e que os demais precisam ser assistidos com o mínimo de formação para que busquem um espaço no mercado de trabalho. “Quem tem que dar esta formação e as condições é a escola, por isso, a preocupação com uma atenção maior ao Ensino Profissionalizante. Outro eixo importante que também identificamos estar presente em todos os debates é a valorização da carreira docente”, ressaltou.

Leia mais no Correio do Povo