Porto Alegre, domingo, 06 de outubro de 2024
img

#tbt150anos: Palácio da Justiça é símbolo da arquitetura modernista no RS

Detalhes Notícia

 

 

Sabia que o anteprojeto do Palácio da Justiça foi definido através de um concurso? Isso mesmo! Para contar melhor esta história, primeiro, precisamos voltar na linha do tempo até o início da década de 50. Na verdade, um pouco antes disso…

Isso porque um triste episódio marcou o dia 19 de novembro de 1949, quando um incêndio consumiu o edifício que abrigava o Poder Judiciário por mais de 56 anos – a Casa da Câmara, destruindo processos, documentos e uma das maiores bibliotecas jurídicas do país.

A partir disso, em 1952, o Estado do RS lançou um concurso de arquitetura para construir a nova sede no local. Concorreram quatro projetos, entre eles, o vencedor feito pelo arquiteto Luís Fernando Corona, em coautoria com o acadêmico Carlos Maximiliano Fayet.

Reprodução do projeto arquitetônico do Palácio da Justiça .jpg – 342 KB
Projeto do atual prédio do Palácio da Justiça.
Créditos: Memorial TJRS

As imagens mostram as plantas do atual Palácio da Justiça, revelando detalhes do edifício, tanto externos, como a escultura da Deusa Themis (Deusa da Justiça) na fachada sul, quanto os internos, já indicando a famosa escada helicoidal (em formato espiral).

Foto em preto e branco das escadarias em espiral do prédio do Palácio da Justiça .jpg – 802 KB Obras iniciais da escadaria em espiral do Palácio da Justiça. Créditos: Memorial TJRS

Após mais de 70 anos, o prédio ainda é considerado uma das mais importantes obras da arquitetura contemporânea brasileira realizadas no RS. Confira algumas curiosidades:

  1. Corona e Fayet utilizaram o pseudônimo “Licurgo” para apresentar o trabalho;
  2. O projeto contempla os cinco pontos da arquitetura moderna de Le Corbusier (planta livre, fachada livre, pilotis, terraço-jardim e janelas longitudinais);
  3. A construção ocorreu entre 1953 e 1968;
  4. A estátua da Deusa Themis chegou em 2005 para compor a fachada.

O Memorial do TJRS abriga todas as plantas originais do projeto vencedor, assim como as de outras participantes. Cópias digitais podem ser disponibilizadas para pesquisa através de agendamento pelo e-mail memorial@tjrs.jus.br.

Acesse também o site do Memorial pelo link: https://memoriamjrs.wordpress.com/

Foto das obras do Palácio da Justiça. Imagem em preto e branco. Prédio coberto com estruturas e tapumes de obras .jpg – 795 KB
Construção do atual prédio do Palácio da Justiça começou em 1953.
Créditos: Memorial TJRS

Este é o #tbt150anos, uma série que relembra a formação do Tribunal de Justiça do Estado Rio Grande do Sul até os dias de hoje.