Porto Alegre, segunda, 07 de outubro de 2024
img

Lives de Lula viram momento de 'descontração planejada' em tentativa de pautar debates e disputar espaço nas redes, por Alice Cravo/O Globo

Detalhes Notícia
Em transmissões, presidente busca contar um pouco da sua rotina e aborda assuntos que ele mesmo escolheu. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) Ricardo Stuckert/PR

 

 

Toda terça-feira, seis pessoas da Secretaria de Comunicação se preparam logo cedo, quase ao amanhecer, para transmitir o Conversa com o Presidente, live que chegou esta semana à sua oitava edição. Sob o foco de duas câmeras e iluminado por spots, Luiz Inácio Lula da Silva começa um bate-papo amigável com o jornalista Marcos Uchôa. Ali, o presidente busca contar um pouco da sua rotina e aborda alguns assuntos que ele mesmo escolheu.

Concebida para levar um ambiente descontraído e informal ao público, a live tem o objetivo de cumprir outro papel: disputar as redes sociais e tentar “pautar” o debate nacional. Desde o início do governo, há preocupação de auxiliares de Lula para que a Presidência não fique a reboque dos acontecimentos ou dos temas explorados pelos veículos de comunicação.

O horário da transmissão, geralmente às 8h30m, é estratégico para que o governo consiga, segundo auxiliares, alavancar o debate de assuntos ao longo do dia. Também é considerado o melhor momento para que o presidente se apresente, já que está “com a cabeça fresca”.

Leia mais em O Globo