Porto Alegre, segunda, 07 de outubro de 2024
img

Planalto prepara reuniões de Lula com PP e Republicanos para definir troca ministerial, por Victoria Azevedo, Julia Chaib, Thiago Resende e Catia Seabra/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Cargos para partidos que foram alinhados à gestão Bolsonaro ainda não foram definidos. Lula em reunião com líderes da indústria automotiva, no Palácio do Planalto - Ueslei Marcelino - 25.mai.23/Reuters

 

 

O presidente Lula (PT) planeja reuniões com líderes e dirigentes de PP e Republicanos na próxima semana para avançar nas trocas na Esplanada dos Ministérios e contemplar as indicações desses partidos no primeiro escalão do governo.

O ministro Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais) telefonou nesta semana aos líderes dos partidos na Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) e André Fufuca (PP-MA), para indicar a intenção de Lula de realizar essas conversas.

Hoje Lula tem uma base de apoio frágil e insuficiente no Congresso, enquanto PP e Republicanos integraram a base de apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

PP é o partido de Arthur Lira, presidente da Câmara e principal líder do chamado centrão. Já o Republicanos tem o deputado Marcos Pereira como presidente —pré-candidato à presidência da Câmara em eleição marcada para fevereiro de 2025, quando Lira deixará o cargo sem opção de reeleição.

Leia mais na Folha de São Paulo