Porto Alegre, quinta, 28 de novembro de 2024
img

Partidos do RS iniciam articulações eleitorais para a disputa das prefeituras em 2024, por Bolívar Cavalar/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Presidentes das cinco siglas com mais eleitores filiados no Estado revelam ações para o pleito do ano que vem ESPECIAL/ANA TERRA FIRMINO/ANDRESSA PUFAL/LUIZA PRADO/ANTONIO PAZ/GIULIA SECCO/JC

Os cinco partidos com mais eleitores filiados no Rio Grande do Sul já estão iniciando as articulações e o planejamento para as eleições municipais do ano que vem. Os presidentes estaduais de MDB, PDT, PP, PT, e PTB revelaram à reportagem do Jornal do Comércio alguns movimentos e estratégias para o pleito de 2024 no Rio Grande do Sul.

Dos 497 municípios gaúchos, mais de 400 são governados por prefeitos desses cinco partidos, o que representa cerca de 80% do total de cidades no Rio Grande do Sul. Quanto a eleitores filiados, estas siglas, juntas, acumulam mais de 800 mil.

Partido com mais eleitores filiados no Estado, o MDB conta hoje com 136 prefeitos e 119 vices no Rio Grande do Sul, sendo que em 58 municípios a sigla governa com ambos. Entre os gestores municipais,72 estão aptos à reeleição. Quanto ao quadro de vereadores, atualmente são1.156 no Estado.

Segundo o presidente do MDB e prefeito de Rio Grande, Fábio Branco, a estratégia para as eleições de 2024 será focar nos principais colégios eleitorais e cidades-polo, mas sem descuidar dos pequenos municípios. “Iremos trabalhar para manter essa tradição nas menores cidades, que é histórica, e avançar nas maiores”, afirma Branco.

Leia mais no Jornal do Comércio