O primeiro restaurante popular do bairro Arquipélago abre ao público nesta sexta-feira, 28. O serviço irá funcionar das 11h às 14h30, fornecendo 200 refeições por dia. Os almoços são gratuitos, e os interessados devem estar inscritos no Cadastro Único.
Na quinta-feira, 27, o prefeito Sebastião Melo e o secretário de Desenvolvimento Social (SMDS), Léo Voigt, vistoriaram o restaurante, na rua Oscar Shmitt, 67, Ilha da Pintada.
“A fome não espera, e uma sociedade que se preze não pode aceitar pessoas passando dificuldades alimentares. O restaurante popular é o caminho mais eficiente, ao oferecer segurança alimentar de forma qualificada e ser uma porta de entrada para os serviços sociais ” – Prefeito Sebastião Melo.
O prefeito lembrou que, ao lado dos parceiros sociais, o governo municipal tem buscado descentralizar o atendimento por meio de refeições oferecidas em diversas regiões da cidade. Com o novo ponto na Ilha da Pintada, a capital gaúcha soma seis restaurantes populares (veja abaixo), com capacidade para até 5.400 almoços por semana.
Além das refeições no local, haverá distribuição de marmitas para outras três ilhas: Marinheiros, Flores e Pavão. “Uma das grandes dificuldades da cidade não é só a questão da fome, mas a segurança alimentar, de garantir à população uma comida com qualidade e valor nutricional adequados”, ponderou o secretário Leo Voigt.
Cardápio – Os restaurantes populares oferecem cardápio balanceado, com acompanhamento nutricional e de acordo com os hábitos culturais e alimentares de cada região. “Caso alguém procure atendimento sem estar inscrito no CadÚnico, a pessoa é orientada a realizar o cadastro e procurar um dos 22 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) para acessar outras políticas sociais do município”, esclarece Márcia Moreira, diretora de Direitos Básicos da SMDS.
A gestão é da Organização Social Civil (OSC) Associação Beith Shalom, que já administra os restaurantes de Centro, Cruzeiro e Lomba do Pinheiro.
Restaurantes Populares de Porto Alegre – das 11h às 14h30
– Ilha da Pintada: rua Oscar Shmitt, 67 (segunda a sexta-feira);
– Centro: rua Garibaldi, 461 (segunda a domingo);
– Vila Cruzeiro: rua Dona Otília, 210 (segunda a sexta-feira);
– Lomba do Pinheiro: rua Cacimbas, 159 (segunda a sexta-feira);
– Restinga: Estrada Chácara do Banco, 71 (segunda a sexta-feira);
– Rubem Berta: rua Caetano Fulginiti, 95 (segunda a sexta-feira).