Porto Alegre, terça, 26 de novembro de 2024
img

Com plenário em obras, Assembleia gaúcha retoma sessões no Memorial em agosto/Correio do Povo

Detalhes Notícia
Considerada a edificação mais antiga de Porto Alegre, casarão deixou de ser usado para debates e votações em 1967.Assembleia gaúcha retoma sessões no Memorial em agosto | Foto: Celso Bender / AL / Divulgação / CP

 

 

As sessões plenárias de agosto do Parlamento gaúcho vão ocorrer no Memorial do Legislativo, localizado na rua Duque de Caxias, em Porto Alegre. Uma resolução da Mesa Diretora, aprovada em 11 de julho, determinou a transferência para permitir que o Plenário 20 de Setembro seja reformado, dando mais segurança e acessibilidade aos frequentadores. A medida fica em vigor por 30 dias, mas em caso de necessidade pode ser prorrogada.

Para a mudança, foram realizadas adequações, uma vez que o espaço é menor. No mês passado, o Memorial chegou a ser usado para a reunião de líderes que antecedeu a votação do projeto do IPE Saúde. As entradas da Assembleia foram bloqueadas, naquele dia, em função de um protesto de servidores.

A sessão de terça que vem, dia 1ª, vai ser primeira, em 56 anos, no antigo casarão, erguido em 1790. A última ocorreu em 19 de setembro de 1967. No dia seguinte, os parlamentares já se deslocaram para o prédio atual, o então recém-construído Palácio Farroupilha. Restaurada, a antiga sede se transformou no atual Memorial, inaugurado em 2009. Desde então, o plenário Bento Gonçalves vinha sendo utilizado para a realização de simpósios, seminários e sessões especiais e solenes.

Leia mais no Correio do Povo