Porto Alegre, domingo, 24 de novembro de 2024
img

Melo destaca empreendedorismo social em painel na ExpoFavela do Rio de Janeiro

Detalhes Notícia
Participação de Melo na capital fluminense ocorre a pouco mais de 30 dias da ExpoFavela/RS. Foto: Mateus Raugust / PMPA

 

 

O prefeito Sebastião Melo participou neste sábado, 29, da ExpoFavela Innovation Rio de Janeiro 2023, a maior feira mundial de conexão entre empreendedores da favela e investidores, que ocorre no Centro Cultural Cidade das Artes. Porto Alegre irá sediar a edição gaúcha do evento, nos dias 1º e 2 de setembro. No painel, o prefeito esteve ao lado da secretária municipal de Transportes do Rio, Maíne Celidônio, e da mediadora Danielle Barros, secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio.

“Acreditamos que nosso ecossistema forte, que olha para a economia criativa, tem muito a somar ao movimento da inovação inclusiva e do empreendedorismo periférico, que também são marcas locais. Nossas comunidades, da mesma forma, têm muito a aprender com a cultura de transformação social que o evento consolidou nacionalmente” – Prefeito Sebastião Melo.

O secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Henry Ventura também participou do evento no Rio. “A potência dos nossos empreendedores da cultura, que fortalecem a cadeia criativa e produtiva de Porto Alegre, conecta-se com esse movimento que ganha o Brasil”, declarou Ventura, durante painel com Mateus Freitas, gerente de educação profissional do Senai; Ivanir Santos, professor e doutor Babalawô; e Selminha Sorriso, porta-bandeira, advogada e bombeira.

ExpoFavela/RS – As participações de Melo e de Ventura na capital fluminense ocorrem a pouco mais de 30 dias da ExpoFavela/RS, nos dias 1º e 2 de setembro, no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre. São esperados 4 mil participantes, entre startups das periferias, investidores, palestrantes e público em geral. O evento é organizado pela Favela Holding via Central Única de Favelas (Cufa), com apoio da Prefeitura de Porto Alegre e do Governo do Estado. As inscrições podem ser feitas até segunda-feira, 31, neste site expofavela.com.br.

Números – Segundo dados do Data Favela 2023, o total de favelas dobrou no Brasil na última década. Atualmente, a população das 13.151 favelas mapeadas no Brasil soma 17,9 milhões de habitantes – o que significa que, se elas formassem um estado, seria o terceiro maior do país em população.

Em outubro, os expositores que mais se destacaram nas etapas regionais em todo Brasil se reunirão novamente em São Paulo, no Expo Center Norte, para a Expo Favela Nacional. Do Rio Grande do Sul, devem ser selecionadas de três a cinco melhores ideias e negócios.