Porto Alegre, segunda, 07 de outubro de 2024
img

De Zema a Tarcísio: governadores ampliam liberação de emendas em busca de bases fieis, por Luísa Marzullo/O Globo

Detalhes Notícia
Em pelo menos oito estados, chefes do Executivo aumentaram empenho de recursos a deputados nos primeiros seis meses do ano. Os governadores Zema e Tarcísio Reprodução

 

 

A exemplo do que vem ocorrendo na esfera federal, pelo menos oito governos estaduais ampliaram a liberação de emendas parlamentares nos primeiros seis meses de 2023. Os crescimentos mais significativos ocorreram em São Paulo (231%), Bahia (181%), Paraíba (95%), Amapá (70%) e Minas Gerais (5%). Levantamento do GLOBO mapeou as 27 unidades federativas do país: 16 não prestam contas detalhadas do orçamento e duas, Rio e Ceará, não dispõem do mecanismo de partilha de recursos. Já Santa Catarina reduziu o volume (-68%), em comparação com os do ano passado.

As emendas são um instrumento por meio do qual deputados podem destinar verbas do Executivo a seus redutos eleitorais — o valor varia em cada estado. Os parlamentares indicam em quais áreas e ações desejam alocar recursos. Como as emendas são impositivas, cabe ao governo decidir apenas o calendário de execução dessas melhorias. A reportagem se debruçou sobre os recursos empenhados, ou seja, etapa em que o Executivo reserva o dinheiro a ser liberado.

Leia mais em O Globo